Por Vinícius M. Paladino
Inúmeros estudos já demonstraram os benefícios que o exercício físico traz para a saúde física e mental, e esse efeito se estende a prevenção e controle de doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, entre outras. Ao implementar o exercício físico a sua rotina diária, você está investindo não apenas em sua saúde presente, mas também no seu bem-estar futuro. Muitas vezes não temos a noção de quanto poderia ser economizado com a saúde futuramente (Medicamentos, Internação Hospitalar, Exames, etc) se adotássemos esses hábitos saudáveis o quanto antes ao longo da vida.
Na parte Endócrina, duas patologias sofrem influência direta pela adoção de hábitos de vida saudáveis. A Diabetes tem como principais fatores patológicos o sedentarismo e dieta desregrada, que consequentemente geram um aumento dos níveis de glicose no sangue. Assim, durante o exercício físico, os músculos utilizam glicose como fonte de energia, assim como, aumenta a sensibilidade à insulina, ajudando a reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Devemos citar também a Dislipidemia, que são os altos níveis de colesterol no sangue. Nesta patologia, o exercício físico tem o poder de elevar os níveis do bom colesterol (HDL) e reduzir os níveis do mau colesterol (LDL) e dos triglicerídeos. Portanto, ajuda a prevenir o acúmulo de placas de gordura nas artérias, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares (Infarto e AVC, por exemplo).
Nos últimos anos, foi evidenciado um aumento progressivo do número de pessoas com Obesidade e Transtornos Alimentares. Assim, além dessas doenças específicas, o exercício físico regular também contribui para a manutenção do peso corporal saudável, fortalecimento dos ossos e músculos, melhoria da função pulmonar e redução do estresse e da ansiedade.
Nas pessoas que já realizarem tratamento para estas doenças, a abordagem combinada (Exercício Físico, Dieta orientada e Medicação), acompanhada pelos profissionais capacitados (Educador Físico, Nutricionista e Endocrinologista), é de suma importância para um resultado terapêutico melhor. As pesquisas já mostraram que indivíduos sedentários são mais propensos a se exercitarem quando o fazem por orientação presencial ou escrita.
E para colher todos esses benefícios, é recomendado, pela Organização Mundial da Saúde, que os adultos realizem pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana, ou 75 minutos de atividade física de alta intensidade, ou uma combinação equivalente de ambos. Isso pode parecer um grande compromisso, mas lembre-se de que cada pequeno passo que você der em direção a uma vida mais ativa é um investimento valioso em sua saúde.
Portanto, não subestime o poder do exercício físico. Seja consistente, ouça seu corpo e consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de exercícios, especialmente se você tiver alguma condição médica pré-existente. Com determinação e dedicação, você estará não apenas alcançando seus objetivos atléticos, mas também construindo um futuro mais saudável e feliz para si mesmo.
A Rio Tennis Academy, através do seu Centro de Performance (PFW) oferece todos estes cuidados para sua saúde. Marque sua avaliação e consulta pelo telefone (21) 98382-0738.
Sobre o autor:
Vinícius M. Paladino, Clínico Médico e Endocrinologista da Equipe PFW