Notícias

voltar

Obesidade e Transtornos Alimentares, saiba a importância do auxílio Endocrinológico neste tratamento


Nos últimos anos, foi evidenciado um aumento progressivo dos índices de Obesidade. Dentre os fatores que influenciam nesta condição, podemos citar os Transtornos Alimentares e o Sedentarismo. O Endocrinologista, como profissional capacitado, entra como aliado do paciente auxiliando na investigação, além de realizar o diagnóstico e prescrever o tratamento correto.

O ganho de peso não ocorre do dia para noite, é consequência de hábitos que são incorporados a rotina diária (má alimentação; Sedentarismo; Falta de atos preventivos com a saúde) e se perpetuam há anos. Porém devido ao imediatismo, da sociedade atual, querem recuperar o peso ideal em poucos meses, se não dias. E muitas vezes essa perda de peso rápida não se reflete em saúde e qualidade de vida, porque, por conta própria ou mau orientados, são implementados métodos e dietas que visam somente a estética e não o cuidado contínuo com a saúde.

Neste contexto, no acompanhamento de longo prazo, a função do Endocrinologista e da Equipe Multidisciplinar (Nutricionista e Educador Físico, por exemplo) é conduzir um processo em que a perda de peso tenha impacto não só na balança, e sim na satisfação corporal, aptidão cardiovascular e qualidade de vida.

O Endocrinologista, através de sua consulta (Anamnese e Exame Físico) e avaliação metabólica complementar, consegue identificar características que levaram a pessoa ter desenvolvido o quadro de Obesidade. E a partir disso, junto com o paciente, desenvolver o plano de tratamento individualizado (Medicação e Hábitos saudáveis) e adaptado às necessidades específicas. Além disso, monitora de perto o progresso ao longo do tempo, realizando ajustes quando preciso.

Transtornos alimentares, como anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno da compulsão alimentar, são condições complexas e o Endocrinologista avalia aspectos metabólicos, hormonais e nutricionais do paciente, ajudando a identificar e tratar complicações médicas potencialmente graves, como comprometimento ósseo, irregularidades menstruais e disfunções metabólicas.

Em resumo, o médico endocrinologista desempenha um papel fundamental na educação e apoio contínuo ao paciente e à família. Prescreve o tratamento medicamentoso correto e oferece orientações sobre a importância da alimentação saudável, exercícios físicos adequados e hábitos de vida positivos, auxiliando o indivíduo a superar os desafios emocionais e psicológicos que podem surgir durante o processo de recuperação.

A Rio Tennis Academy, através do seu Centro de Performance (PFW) oferece todos estes cuidados para sua saúde. Marque sua avaliação e consulta pelo telefone (21) 98382-0738.

Sobre o autor:
Vinícius M. Paladino, Clínico Médico e Endocrinologista da Equipe PFW

voltar

Inscreva-se para receber nossas newsletters